domingo, 24 de março de 2019

Cores dos alimentos mostram as propriedades dos alimentos

Cores dos alimentos mostram as propriedades dos alimentos



Cores dos alimentos mostram as propriedades dos alimentos


Poucas pessoas conhecem, mas grande parte das propriedades dos alimentos pode ser percebida através da cor deles. A cor dos alimentos é determinada pela presença de pigmentos, que além de colori-los, também são responsáveis pelas sua propriedades com o prevenção e proteção de doenças.
De modo geral, quanto mais houver diferença de cores entre os alimentos que você consome, maiores as possibilidades de você estar seguindo uma dieta saudável devido a maior quantidade de nutrientes que estamos ingerindo.
É a mais pura realidade que um prato saudável é um prato colorido!
Veja abaixo as principais propriedades dos alimentos conforme suas cores:

Propriedade dos alimentos de cor branca

Alimentos de cor branca são as melhores fontes de cálcio e potássio, importantes minerais para o funcionamento do organismo, com os seguintes papéis:
  • Formação e manutenção dos ossos – pessoas que querem evitar osteoporose devem consumir muitos alimentos de cor branca;
  • Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos;
  • Importantes no funcionamento do sistema nervoso e muscular

Dentro os alimentos de cor branca, ricas fontes de cálcio e potássio, podemos incluir: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana

Propriedade dos alimentos de cor vermelha

Os alimentos cor vermelha costumam ter muito licopeno, uma substância antioxidante. É exatamente o licopeno que fornece a cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja, etc
Muitos oncologistas recomendam o consumo regular de tomate, uma importante fonte de licopeno, como forma de prevenção ao câncer de próstata

Propriedade dos alimentos de cor amarela ou alaranjada

Os alimentos de cor amarela ou alaranjada são boas fontes de vitamina B-3, ácido clorogênico e beta-caroteno, substâncias que ajudam a manter o sistema nervoso e imunológico saudáveis e tem importante papel na prevenção do câncer de mama. E o beta-caroteno é um potente antioxidante.
Os principais alimentos de cor amarela são o mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego.

Propriedade dos alimentos de cor azulada /arroxeada

Os alimentos com essa cor contém ácido elágico, uma substância que ajuda a retardar o envelhecimento e a neutralizar substâncias cancerígenas.
Dentre tais alimentos, podemos destacar a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo.

Propriedade dos alimentos de cor verde

São alimentos que contém uma grande quantidade de clorofila e vitamina A, que ajudam a desintoxicar o organismo e inibir os radicais livres. Ao faze isso contribuem para prevenir o câncer.
A clorofila não têm valor nutricional mas que exerce papel fundamental nos processos bioquímicos de desintoxicação das células. Ela possui ação antibacteriana, apresenta indícios de agir como cicatrizante e estimula o crescimento de tecido novo, reduzindo o perigo de contaminação por bactérias.
A clorofila combate o crescimento de tumores, principalmente os pulmonares, atuando sobre as glândulas endócrinas, evitando tumores linfáticos e enriquecendo o sangue, liberando as artérias entupidas.
Entre os alimentos de cor verde destacamos: as verduras, o pimentão, o salsão e as ervas

Propriedade dos alimentos de cor marrom

Os alimentos de cor marrom são importantes fontes de fibras e vitaminas do complexo B e E, substâncias que melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão.
Dentre eles destacamos: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais.
Cores dos alimentos mostram as propriedades dos alimentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário