segunda-feira, 4 de março de 2019

Jejum Intermitente Funciona Mesmo ?


Jejum Intermitente


Jejum Intermitente para Iniciantes

               
Jejum intermitente, é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.
E um desses caminhos envolve pular o café da manha e não ficar comendo porções de passarinho o dia inteiro. Sim, esse é o caminho do Jejum Intermitente. Já ouviu falar nele? Ele é famoso já passou ate no programa Bem Estar na Rede Globo assista aqui.
O jejum Intermitente (JI) ou intermitente fasting , atualmente é um dos temas mais populares no mundo do emagrecimento e da boa forma. As pessoas estão usando o JI para emagrecer, melhorar a saúde e facilitar o dia a dia.

Jejum Intermitente Funciona Mesmo ?
Há varias formas de fazer o JI. Basicamente você precisa dividir o dia ou a semana em uma janela de tempo de alimentação e outra de jejum. Durante o período do jejum você não pode comer nada e na janela de alimentação fica livre para comer. Abaixo estão os protocolos mais populares atualmente de JI:

1 – Protocolo Leangains ou Método 16/8


Criado pelo sueco Martin Berkhan, do site LeanGains.com, ele dá a você uma janela de alimentação de 8 horas e um  período de jejum de 16 horas. Para mulheres, é recomendável seguir um período de jejum de 14 horas, com 10 horas de alimentação.
Dentro da janela de alimentação, você pode fazer 2-3 refeições, ou até mais se quiser. Um horário recomendado é das 12hs às 20hs, ou das 13hs às 21hs, por exemplo.
Para seguir o método, basta não comer nada depois da janela e pular o café da manhã. Se você terminou de jantar as 21hs, só vai comer de novo as 13hs do dia seguinte.
Pessoas que acordam com fome costumam ter dificuldades no começo, mas a adaptação costuma ser bem rápida.
Você pode beber água, café e qualquer outra bebida não-calórica durante o período do jejum, o que ajuda a reduzir os níveis de fome.
Também é importante que você coma uma alimentação saudável durante a janela de alimentação. Você não vai emagrecer se ficar se empanturrando por 8 horas de lixo ou calorias em excesso.

2 – O Eat-Stop-Eat é um protocolo de JI que envolve Jejuns de 24 horas, uma ou duas vezes por semana.


O Método foi popularizado por Brand Pilon e tem sido um dos protocolos mais populares de jejum intermitente há alguns anos.
Para segui-lo, basta jantar hoje e não comer mais nada até a hora de jantar no dia seguinte.
Por exemplo, se você jantou na segunda-feira as 19 horas, não coma nada até as 19 horas do dia seguinte. E assim que se faz um jejum de 24 horas.
Você também pode fazer um  jejum do almoço ate o almoço do dia seguinte, ou do café da manha até o próximo café da manha. O resultado final é o mesmo.
Água, café, chá e outras bebidas não calóricas estão liberadas, mas nada de alimentos sólidos.
Se você esta praticando o jejum intermitente para emagrecer, é importante que coma normalmente durante o período de alimentação. Não tente compensar comendo mais pelo período que ficou em jejum.
O único problema do método é que jejuar por 24 horas pode ser difícil para muitas pessoas, ao menos no começo.
Mas o lado bom é que você pode não precisar começar com 24 horas. Pode tentar começar com 14 ou 16 e ir aumentando a partir dai.

3 – A Dieta 5:2

 O método da dieta 5:2 permite que você coma normalmente 5 dias da semana, enquanto restringe o consumo de calorias para 500-600 durante os outros dois dias.
A dieta foi popularizada pelo medico britânico Michael Mosley.
Nos dias de jejum é recomendado que as mulheres consumam 500 calorias e os homens 600.
Assim, você pode comer normalmente todos os dias exceto as segundas-feiras e as quintas, por exemplo, quando só irá fazer duas refeições pequenas (cada uma com 250 calorias para mulheres e 300 para os homens).
O problema dessa dieta é que não há pesquisas feitas com esse protocolo. Além disso, muitos críticos apontam, com certa razão, que ao ingerir calorias, mesmo que poucas, você não fica mais em jejum.
No entanto, é possível emagrecer com a dieta 5:2 sim, já que você ira consumir menos calorias durante a semana. O importante é não compensar e comer mais nos dias de alimentação normal.

Jejum Intermitente Funciona Mesmo?

Sim, Jejum intermitente funciona. Mas para saber como essa dieta funciona, é preciso entender melhor as fazes pelos quais o corpo passa ao longo do dia: quando esta alimentado e o intervalo entre as refeições, ou seja, o jejum.
Por isso estou disponibilizando um GUIA COMPLETO sobre Jejum Intermitente para iniciantes 


Clique aqui para baixar seu Ebook

Guia completo Jejum Intermitente para Iniciantes


Quando você acaba de se alimentar, o organismo começa a dar um destino para a energia absorvida em forma de glicose . Para tanto ele ativa o hormônio insulina, responsável por colocar esse açúcar para dentro das células.
A energia que não será utilizada pelas células é armazenada pela insulina em forma de tecido adiposo, ou seja, gordura.
Depois de um tempo essa energia se esgota e o corpo é obrigado a usar essas reservas. Ele recorre tanto ao glicogênio, uma forma de energia armazenada nos músculos, quanto ao tecido adiposo, e nesse momento ativa os hormônios que atuam na quebra de gordura (Lipólise), como o glucagon.
Sim! Emagrecimento é a principal razão para as pessoas tentarem o Jejum Intermitente.

Jejum Intermitente Emagrece por Diversas Razões


Primeiro, quando jejuar, você naturalmente acaba fazendo menos refeições. Assim, o Jejum Intermitente leva automaticamente a uma redução no consumo de calorias.
Além disso, o Jejum Intermitente altera os níveis hormonais no seu corpo de forma a facilitar a perda de peso.
Além de baixar a insulina e aumentar os níveis de hormônio do crescimento, o jejum intermitente faz o corpo liberar mais noradrenalina, que é outro hormônio que auxilia na queima de gordura.
Por causa dessas mudanças hormonais, os jejuns de curto prazo (até 36 horas) podem aumentar seu metabolismo em 3,6-14%
Desta forma, pode-se concluir que o Jejum Intermitente é uma ferramenta poderosa no auxilio do emagrecimento.

 

Contradições do Jejum Intermitente


O jejum intermitente é contra indicado a alguns grupos de pessoas:

Gestantes e Lactantes


Mulheres gravidas ou que estão amamentando precisam de um aporte maior de nutrientes. Durante a gravidez, as necessidades do bebe são constantes.
O jejum intermitente na gestação pode levar à desmaios, hiperglicemia e ate o baixo peso do bebê.
Já as lactantes precisam de muitos nutrientes, para que possam inseri-los também no leite e garantir que o bebê consiga crescer saudável.

 

Pessoas com Doenças Crônicas


Medicamentos para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, causam mudanças no metabolismo, o que pode levar a hiperglicemia.
Por isso, quem segue esse tipo de tratamento precisa conversar com o médico, ver se esse tipo de dieta é válida e, caso ela possa ser feita, é preciso antes ajustar a medicação.

Crianças e Adolescentes


Crianças e adolescentes ainda estão em fase de desenvolvimento, portanto precisam de ingestão constante de nutrientes para crescerem e se desenvolverem de forma adequada.
Além disso, há um risco maior para os adolescentes: essa fase, devido a questões emocionais e problemas de aceitação, muitos acreditam que um padrão de beleza é a magreza excessiva e podem ser dramáticos para chegarem a este objetivo.
Seguir um protocolo de jejum pode leva-los ao desenvolvimento de transtornos alimentares graves, como a anorexia.

Vantagens do Jejum Intermitente


O jejum intermitente quando bem indicado e bem feito, pode trazer algumas vantagens, como:
·         Mais disposição
·         Clareza mental
·         Controle da glicemia e insulina
Além disso, alguns estudos preliminares apontam que o jejum pode ajudar na saúde do coração. Isso porque o corpo em jejum utiliza uma substância chamada beta-hidroxibutirico como fonte de energia, que é utilizada mais facilmente pelo organismo. Isso faz com que o coração poupe energia e se estresse menos.
No entanto, é muito importante segui-los apenas com indicação médica.

O que estes estudos apontam foi que o jejum intermitente é uma Técnica poderosa para o controle de peso e também para a saúde do corpo e do cérebro. O jejum pode, inclusive, fazer você viver muito mais anos!

Veja abaixo a lista dos principais benefícios do JI:

1 - EMAGRECIMENTO

O jejum intermitente vai ajudar você a perder gordura sem precisar restringir o consumo de calorias de forma consciente.

 

2 - RESISTÊNCIA À INSULINA

O JI pode reduzir a resistência à insulina, baixando em 3-6% e os níveis de insulina em jejum no sangue em 20-31% (1). Em tese, isso é o suficiente para proteger contra diabetes tipo 2.

 

3 – INFLAMAÇÃO

Estudos mostram redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de diversas doenças crônicas

 

4 – CORAÇÃO SAUDÁVEL

O JI pode reduzir o colesterol LDL, as triglicérides, marcadores de inflamação, glicose e resistência à insulina. Esses são todos fatores de risco para doenças no coração

5 – PREVENÇÃO DO CÂNCER

Estudos realizados com animais indicam que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir câncer

6 – CÉREBRO SAUDÁVEL

O JI aumenta no cérebro um hormônio chamado BDNF, e pode ajudar a criar novas células nervosas . O JI também pode ajudar a proteger contra doença de Alzheimer

7 – ANTI-ENVELHECIMENTO

O jejum intermitente foi capaz de aumentar a longevidade de ratos. Estudos mostraram que ratos que jejuaram viveram de 36-83% mais que os demais.
É preciso destacar aqui que as pesquisas sobre o jejum intermitente ainda estão em estágio inicial. Muitos dos artigos que mencionamos aqui são de estudos pequenos, de curta duração ou então realizados em animais e não em humanos.
Muitas dessas questões só poderão ser respondidas com mais firmeza após mais estudos realizados com pessoas


Recomendamos:


Quem quer aproveitar ao máximo os benefícios do jejum intermitente deve combiná-lo com uma estratégia de alimentação que promova a queima de gordura e ajude a deixar seu corpo mais saudável.
Afinal, de nada adianta fazer jejum e depois ficar comendo errado, se entupindo de porcarias e deixando o corpo desnutrido durante a janela de alimentação.
O problema é que muita gente não sabe como comer certo durante a janela de alimentação, e isso acaba prejudicando muito o poder do JI.


*** COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DESTE ARTIGO ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário